Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Santa Casa realiza festa em honra do Divino Espírito Santo

Por iniciativa desta Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, teve lugar no passado dia 19 de Julho, a Festa em honra do Divino Espírito Santo dos idosos daquela Instituição, que contou ainda com a presença de utentes das Santas Casas da Povoação e Ponta Delgada, que se associaram àquele evento anual.

O ambiente era de festa, embora o tempo não fosse de feição, mas no recinto ao ar livre da Santa Casa estava decorado a preceito, não faltando uma gigantesca coroa e um triato do Espírito Santo, bem à maneira das nossas comunidades.

Após o cortejo com as coroas, teve lugar uma celebração eucarística, presidida pelo Capelão, Rev. Padre Manuel da Silva Galvão, e animada liturgicamente pelo Coro da Instituição. No final, realizou-se a habitual coroação com idosos da instituição, tendo de seguida o clérigo feito a coroação de todos os participantes que desejaram, dirigindo-se, igualmente, até à cozinha, onde decorria a confeção das sopas.

Destinada, acima de tudo, aos utentes das valências de apoio a idosos, como o Centro de Dia, Apoio ao Domicilio e Centros de Convívio, esta festa contou, também, contou com a presença de alguns funcionários da Instituição e diversas entidades convidadas, tendo o Instituto de Segurança Social dos Açores sido representado pela Vogal Natércia Gaspar.

Participaram ainda os jovens das valências do Espaço Extremo e Porto Seguro, num verdadeiro convívio inter-geracional muito proativo, que trouxe muita animação e alegria àquela festa.
O balho das trincadeiras o Espaço Extremo, como é habitual, iniciou a animação musical, onde ao ritmo das caraterísticas castanholas fez com que muitos participantes se juntassem à roda e o despique das cantorias fosse bastante animado.

Seguiu-se a atuação sempre divertida e calorosa do artista Carlos Galvão, que nunca falta à chamada para os momentos de solidariedade, tendo brindado os utentes e convidados de música variada e cheia de boa disposição. Encerrou o convívio das sopas do Espírito Santo da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande o conhecido e conceituado artista Nuno Martins, com a sua música tradicional, que reforçou o clima de festa e união entre todos os intervenientes, num ambiente de contagiante alegria das suas músicas populares, trazendo muito alegria também aos idosos presentes.

Esta festa só foi possível graças ao empenho e entusiasmo dos funcionários que, para além do seu trabalho quotidiano, quiseram ainda brindar em louvor do Espírito Santo, num esforço que se regista como exemplar, pois a alegria reinava nos olhos de todos, apesar das canseiras, para que a tradição se cumprisse.

Neste ano da Misericórdia, de excepcional significado, esta festa do Espírito Santo constituiu uma vivência profunda das obras da misericórdia, refletida no trabalho de partilha e solidariedade que diariamente é levado a cabo pela Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande.

 

Relacionado

 

 

Voltar